Teorias de aprendizagem e entrevistas
- Objetivo: Fazer análise teórica acerca da aprendizagem nas entrevistas com cinco alunos de qualquer segmento de ensino (Fundamental ao Superior).
As entrevistas foram organizadas da seguinte forma:
Parte A (dados sociológicos); Parte B (Perguntas acerca da aprendizagem); Parte C (Análise teórica individual das entrevistas).
Parte A - Os dados sociológicos são por base:
1- Idade,
2- Série,
3- Escola(Pública ou particular) e
4- Bairro.
Parte B - As perguntas feitas foram:
1- Quais são as suas maiores dificuldades e dos seus colegas dentro de sala de aula?
2- Em sua opinião, como estas dificuldades poderiam ser solucionadas?
3- Como seria uma atividade que envolva os alunos e professores?
4- A frequência exigida e a convivência escolar influenciam em que pontos a sua formação como cidadão(-ã), em sua opinião?
5- Os livros didáticos e os sistemas de avaliação de sua escola estão adequados às suas necessidades e a de seus colegas?
6- Como funciona o relacionamento entre você e sua escola fora de sala de aula? Como você acha que deveria funcionar, é deficiente?
1º Entrevistado:
Parte A – Dados:
Nome: Juliana Oliveira
Idade: 18
Série: 1º Ano (2º Grau)
Escola: Particular
Bairro: Recreio dos Bandeirantes
Parte B – Respostas: 1-) “A interação entre alunos e professores é deficiente:
Alunos não sentem interesse em prestar atenção na maneira como professores normalmente passam a matéria e, por outro lado, alguns alunos não se importam com determinadas matérias dadas.” 2-) “Trabalhos em grupos poderiam ser desenvolvidos, professores poderiam pensar em maneiras melhores de captar atenção dos seus alunos.” 3-) “Interatividade entre a matéria dada e o professor mediador poderiam ser aplicadas em sala, gincanas, etc.” 4-) “Aprendi a respeitar outras pessoas e culturas. Existem diferentes hábitos, às vezes em contraste com a nossa realidade.” 5-) “Os livros não são usados até o fim, parte da