Jean Piaget
As teorias de Piaget são os estudos dos mecanismos de aumento do conhecimento, onde se denominada Epistemologia Genética. Professor e aluno Jean Piaget não oferece aos educadores uma didática específica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou da criança, nos mostra que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento da maturação ou de aquisições e que o conhecimento destas possibilidades faz com que os professores possam oferecer estímulos adequados a um maior desenvolvimento do indivíduo. Visão pedagógica sobre a aprendizagem Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social.
Métodos de ensino e aprendizagem para Piaget, a criança tem uma inteligência lógica que se regula conforme ela evolui, Piaget diz que a criança entende o mundo espontaneamente e assimilando as coisas. A criança é que fica responsável por organizar ela mesma os dados que recebe; assim ela percebe a melhor maneira de compreender a realidade. Formas de avaliação: O pensamento infantil desenvolve-se gradualmente, através de uma sucessão de estágios. Em cada um destes a criança constrói conceitos, dentro das possibilidades que cada um lhe permite, estes dois pontos de vista devem ser considerados de forma complementar e indissociável no processo ensino-aprendizagem e na prática avaliativa.
Vygotsky
Vygotsky desenvolveu a teoria sócio cultural do desenvolvimento cognitivo. Sua teoria esta toda embasada nos processos psicológicos que devem ser compreendido em sua totalidade e em movimento, numa visão dialética ao processo integral do comportamento. Professor e aluno: O professor constitui – se em um mediador entre os conteúdos já elaborados pelos homens e alunos, de tal modo que propicia a formação e transformação das funções psicológicas superiores (atenção voluntaria, imaginação, pensamento,