Teorias da vinculação
Psicologia do Desenvolvimento
A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimoprimeiro ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na aquisição das bases de sua personalidade.
PRINCÍPIOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
O desenvolvimento segue uma ordem previsível; Faz-se de uma forma lógica (simplescomplexo); O desenvolvimento é cumulativo; Cada criança tem um ritmo próprio; Toda a criança apresenta preferências e características individuais que se reflectem no seu comportamento; O desenvolvimento não é linear.
VINCULAÇÃO
ESTUDOS DE RENÉ SPITZ
ESTÁDIOS DE DESENVOLVIMENTO
Estádio Pré-Objectal ou Sem Objecto Estádio Precursor do Objecto Estádio do Objecto Libidinal propriamente dito
Estádio Pré-Objectal ou Sem Objecto
“Não-diferenciação”– o meio envolvente não é percebido, as noções de interior e exterior não existem, as partes do corpo não são percebidas como diferenciadas; A mãe deverá isolar a criança do excesso de estímulos externos e satisfazer as necessidades manifestadas pelos estímulos internos, contribuindo para a quietude.
Estádio precursor do objecto
O percepto visual mais reconhecido pelo bebé é o rosto humano; A mãe é representante do meio envolvente; Resposta pelo sorriso ao rosto; O aparecimento do sorriso do bebé é uma das manifestações do comportamento favorecida pelas numerosas relações mãe-bebé, que cria um «clima emocional»
Estádio do Objecto Libidinal propriamente dito
Angústia do oitavo mês – angústia de perda do objecto; a criança reage desta forma a um rosto estranho porque se sente abandonada pela mãe; A mãe tornou-se objecto libidinal; Desenvolvimento