Teorias da personalidade
1. Introdução 2
2. Estrutura da Personalidade 3
3. Mecanismo de Defesa 5 Repressão. 5 Negação 5 Racionalização 5 Formação reativa 5 Projeção 6 Deslocamento. 6
3.1. Sublimação: 6
4. Estudo de Caso: 8
5. Conclusão: 9
6. Bibliografia: 11
1. Introdução:
Sigumun Freu revolucionou os estudos sobre a mente humana, pesquisando e descobrindo novas teorias, sendo considerado o pai da psicanálise.
Durante seus estudos observou vários aspectos, no qual, desenhou uma estrutura para a personalidade que se resume em ID, EGO e SUPEREGO. Através dessa teoria sobre os componentes da personalidade foi possível aprofundar seus estudos sobre a psique e abranger novas pesquisas sobre os conflitos psíquicos que as pessoas possuem.
Este trabalho foi desenvolvido por meio de um embasamento teórico através de pesquisas bibliográficas e artigos científicos, tem como objetivo relatar algumas das principais teorias de Freud, como a estrutura da personalidade e os mecanismos de defesa, no qual, dentre estes mecanismos iremos enfatizar a Sublimação.
Utilizamos como estudo de caso para exemplificar o mecanismo de defesa sublimação, a experiência de vida de uma artista da Rede Globo, Beatriz Gentil Pinheiro Guimarães, conhecida pelo seu nome artístico de Cissa Guimarães, recentemente transformou seu sentimento de dor pela perda de seu filho em luta por um projeto que visa obras urbanas para que exista um espaço seguro para a prática do skate, o esporte preferido de seu filho.
2. Estrutura da Personalidade:
As observações de Freud revelaram uma imensa quantidade de conflitos psíquicos demonstrando quão complexa é a mente humana. Para tentar entender e ordenar este caos ele apresentou uma teoria sobre a estrutura da personalidade, no qual, é composta por tres componentes: ID, EGO e SUPEREGO.
Segundo Freud, ID é a estrutura da personalidade original, básica e central do ser humano, o considerou como um reservatório da energia