Competitividade e suas ações
GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
QUALIDADE EM SITEMAS DE INFORMAÇÃO
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
COMPETITIVIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES
DIOGO MARTINS
FELIPE CALIXTO REIS
2012
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE - COMPETITIVIDADE
por
Diogo Martins
Felipe Calixto Reis
Este trabalho tem por objetivo apresentar o conceito “Competitividade” no contexto do Gerenciamento da Qualidade conforme proposto pela disciplina de Qualidade em Sistemas de Informação.
Professor: Jucelito Wainer de Souza
2012
1 – INTRODUÇÃO
Fazendo um retrospecto de quando começamos a lutar por melhor colocação no mercado de trabalho, não poderíamos deixar de relatar, a Revolução Industrial como marco deste processo, atingindo seu ápice no século XVIII. Neste momento, em que a produção crescia aceleradamente, era preciso buscar mão de obra capaz de suportar a grande jornada de trabalho. Durante todo o período da Revolução Industrial, novos postos de trabalhos começaram a aparecer, principalmente relacionado ao mercado de serviços. Desta forma, podemos concluir que chegamos ao mercado competitivo de hoje, através da concorrência iniciada no passado. Esta concorrência não só foi relacionada ao produto e serviço comercializado e sim também em relação a uma mão de obra qualificada, pois os empresários começaram a entender que o ritmo da eficácia alcançada estava intrinsecamente relacionado ao desenvolvimento que o colaborador tinha no ambiente de trabalho.
2 – DESENVOLVIMENTO
A competitividade empresarial significa a obtenção de uma rentabilidade igual ou superior aos rivais no mercado.
Se a rentabilidade de uma empresa, numa economia aberta, é inferior à dos seus rivais, embora tenha com que pagar aos seus trabalhadores, fornecedores e acionistas, a médio ou longo prazo estará debilitada