Teorias da comunicação
O autoritarismo pode ser caracterizado pelo abuso de poder e da autoridade. A ideologia do regime é uma mentalidade, uma visão parcial de valores ou de interesses. Por exemplo, o nacionalismo, patriotismo etc...O regime autoritário não possibilita aos cidadãos acesso a informações de modo integral, há uma espécie de controle social, gerando uma falta de instrução necessária para o acompanhamento, ponderação e crítica do regime político, cuja responsabilidade de formular e implementação ideias corresponde ao Estado. É por isso que a repressão do regime ocorre na área dos direitos políticos, de modo a inibir a participação daqueles que não concordam com a visão imposta pelos detentores do poder.
2 - Se divide em 3:
A - Exemplo de comunicação de massa e a importância na sociedade.
Podemos citar a televisão que para muitos é o meio de comunicação de massa mais poderoso e persuasivo, pois é modeladora e passiva, “bombardeando” seus expectadores com mensagens prontas, sem dar tempo para que haja reflexão sobre o assunto, sendo condicionados assim para uma só opinião. Isso gera a indústria cultural que reflete em uma sociedade alienada e facilmente comandada. Quanto a sua importância, vale ressaltar seu longo alcance instantâneo e a viabilidade de uma gama informacional e de conhecimento.
B - Contexto e como a CM foi utilizada no século XX.
No final do século XIX, Período das duas grandes Guerras Mundiais, a sociedade passa pela transição do modo de vida tradicional estável para um modo de vida complexo onde o homem tem que seguir o ritmo das máquinas. Nesse período o homem perde sua exclusividade, passa a ser apenas mais um componente da massa. Este processo ampliado com o progresso e a industrialização contam com grandes aliados: O enfraquecimento dos laços tradicionais, família e comunidade... É justamente nesse contexto que surge a denominação