Teorias Da Comunicação
4- , a comunicação, pode ser classificada como ato cotidiano do ser humano. a realidade cotidiana é fundamental para a manutenção da praticidade e capacidade de gerar resultados das teorias desenvolvidas no meio acadêmico. O relacionamento teoria-prática não pode ser uma “via de mão única”. Assim como os acontecimentos práticos servem de combustível para teorização, as teorias devem se manter atentas para o que ocorre no mundo, cumprindo com seu papel de reflexão sobre a realidade humana.
5 - Também Marques de Melo (idem, p.31) traça um rápido panorama da comunicação por meio dos diversos conceitos: o científico, o filosófico e o estrutural. Adotando este último para trilhar, o autor resume a comu-nicação enunciando: “Comunicação é o processo de transmissão e recuperação de informações”, mas adver-te para o fato de que “[...] ao analisar o fenômeno comunicativo, cada ciência e corrente filosófica utiliza a sua própria perspectiva, a sua própria terminologia, os seus conceitos específicos”.
6- um canal que transporta mensagens codificadas em sinais. Assim, você pode notar os elementos fundamen-tais da comunicação: fonte, destinatário, emissor, receptor, código, canal, mensagem/informação.
7) A Teoria da Informação é uma teoria matemática da comunicação criada por Shannon e Weaver em 1940 neste caso o principal elemento condicionante da comunicação é o canal que transporta as