Administração
Principais precursores
A origem da ADMINISTRAÇÃO é recente, pouco mais de 200 anos – surgiu com o aparecimento das grandes empresas na Revolução Industrial. As primeiras organizações de que o mundo ocidental tem conhecimento são as dos povos orientais fenícios e os egípcios, mas indícios de uma administração embasada no Planejamento, na Organização, na Direção e no Controle somente foram registrados por volta de 1870.
A denominada Revolução Industrial iniciou-se na Inglaterra e estendeu-se rapidamente pelos demais países da Europa e Estados Unidos. Através de James Watt, em 1776, com sua máquina a vapor e com as inúmeras aplicações deste tipo de máquina nos diversos processos produtivos, ocorreu um enorme contingente de industrializações nos países da Europa e Estados Unidos.
Podemos dividir a Revolução Industrial em duas fases:
Primeira, de 1780 a 1860: com os novos maquinários, o artesanato e as oficinas transformaram-se em fábricas e usinas. Dentre as maquinas que provocaram alvoroço, podíamos citar: a máquina de fiar, o tear hidráulico, o tear mecânico e o descaroçador de algodão.
Deve-se levar em conta que o homem e sua força, bem como a doa animal, foram substituídos pelas máquinas.
No sistema fabril da época, o antigo artesão transformou-se no operário fabril, e a pequena oficina em que ele trabalhava, desde que era aprendiz, transformou-se a fabrica ou na usina.
Em razão dessa metamorfose industrial, os produtos tornaram-se mais baratos, com melhor qualidade e com a fabricação muito mais rápida que no processo anterior.
Essas novas opções de mercado provocaram inúmeras migrações a procura de trabalho nas fábricas recém inauguradas, surgindo, dessa forma, várias cidades ao redor destes centros de trabalho.
Nessa fase, o carvão e o ferro predominaram sobre os demais produtos: o primeiro como fonte de energia e o segundo como principal matéria prima.
Como conseqüência, surgiram: A locomotiva e o navio a vapor, telégrafo e