Teorias da Comunicação
COMUNICAÇÃO SOCIAL
"A convergência entre o real e o fictício, onde a arte imita a vida e a vida imita a arte.”
ARTIGO
Dylan Romero
SÃO LEOPOLDO, JUNHO DE 2013
"A convergência entre o real e o fictício, onde a arte imita a vida e a vida imita a arte.”
Resumo: Esse artigo mostrará como os assuntos se convergem na medida em que os caminhos da vida real se cruzam com os fictícios, como os meios de comunicação propagam esses assuntos e qual a influência que esse clipe tem nos últimos acontecimentos no Brasil.
Palavras-Chave: O Rappa. Convergência. A minha alma. Protestos.
__________________________________________________________________
Introdução Analisarei o vídeo clipe da banda O Rappa banda formada 1993 no Rio de Janeiro, com a música A minha alma (a paz que eu não quero), por ser uma banda com um discurso de cunho social. Esse vídeo clipe teve uma repercussão muito interessante no meio social e artístico, ganhou muitos prêmios, sendo o maior vencedor do VMB (Vídeo Music Brasil) oferecido pela MTV, ganhando como escolha da audiência, clipe do ano, clipe rock, direção, fotografia e edição. Conflitos e revolta é o que move esse clipe, assim como os últimos aconte- cimentos no Brasil.
A paz que eu não quero Jovens de uma comunidade se encontram e discutem qual seu itinerário de hoje, o qual é decidido pelo personagem "gigante" uma criança de mais ou menos 6 anos, a praia é o destino desses adolescentes. Descem as ladeiras e ruelas da comunidade no sentido da praia. Ao chegarem perto de um bar, onde tem um grande movimento de pessoas, bebendo e comendo, começam a pedir comida, dinheiro ou qualquer outra coisa, a polícia está ali pra provavelmente manter as coisas em sua devida ordem. Uma pessoa chega para comprar algo e pede para os adolescentes se afastarem, no momento em que ele pega o dinheiro, deixa cair uma nota, um dos adolescentes junta