Teorias da Aprendizagem
A avaliação é feita em três aspectos principais, sendo eles: entrevista onde a principal técnica são os questionários, pois os pacientes podem fornecer mais informações do que verbalmente.
Avaliação medica completa: para eliminar qualquer possibilidade de distúrbios biológicos
Avaliação psicofisiologica: para medir os aspectos psicofisiológicos do individuo
Entrevista: deve-se ter bastante cautela ao fazer as perguntas de forma que o paciente se sinta a vontade para falar do assunto, deve também usar vocabulário de acordo com o paciente, evitando termos médicos.
Etiologia
Discutiu-se as diversas causas das variadas disfunções sexuais, verificando as contribuições biológicas, psicológicas e sociais.
Biológicas: Problemas físicos, como diabetes ( doenças crônicas) e doenças neurológicas contribuem para a disfunção. Substancias com princípios psicoativos como o álcool, antidepressivos e anti hipetensivo, provocam a diminuição do desejo e excitação sexual.
Psicológicas: Diversos pesquisadores e terapeutas sexuais, após anos afirmavam que a principal causa das disfunções sexuais e a ansiedade, porém em determinadas situações a ansiedade aumenta a excitação sexual. Mas com estudos e pesquisas intensas na área, constatou-se que a ansiedade não diminui necessariamente a excitação sexual, parcialmente o que diminui é a distração. Experimentos mostram que os fatores que predominantemente os fatores cognitivos e emocionais são responsáveis., confirmando a interação de fatores psicológicos e biológicos no nosso desempenho.
Sociais; Muitas pessoas aprendem cedo, possivelmente ensinada por parte dos pais, autoridades religiosas ou por outras pessoas durante a infância, ou em caso de violência sexual desenvolvem um distúrbio chamando erotofobia, caracterizada por associar a excitação sexual a emoções negativas,
Tratamento
É oferecida educação básica sobre o funcionamento sexual, alterado mitos. A principal meta é retirar/ diminuir