Teorias da administração classica e cientifica
Administradores e organizações são o resultado de seus tempos históricos e sociais. Assim, pode-se entender a evolução das teorias da administração em termos de como as pessoas tratavam o assunto num determinado tempo da história.
DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES
A busca de maiores lucros, produção e produtividade, fez com que surgissem diversos autores com teorias revolucionárias para organização do trabalho, o que impulsionou o seu desenvolvimento. Muitos autores contribuíram e ainda contribuem para esse desenvolvimento, pois com seus pensamentos e empreendimentos, modificam o comportamento empresarial ditando normas, criando sistemas e formando métodos que possibilitam uma integração entre HOMEM X MÁQUINA X TRABALHO.
ESQUEMA DAS ESCOLAS E TEORIAS
ESCOLA/TEORIA Clássica-científica PRINCIPAIS AUTORES OBJETIVO PRINCIPAL (FOCO) TAYLOR Trabalho do executor, operacional. FAYOL Direção e Controle, profissionalização, administração... FORD ELTON MAYO Enfoque mercadológico Trabalho Grupal decorrente do esforço cooperativo. Relações humanas no trabalho.
Comportamental ou (relações humanas)
As Teorias da Administração são o resultado de estudos e/ou observações que produziram conhecimentos e foram ordenados de forma disciplinada, com objetivo de formar a base de comportamento profissional administrativo em qualquer tipo de atividade, com auxilio de, ou sob o comando de outra pessoa. São conhecimentos que ajudam os administradores terem bases de como proceder ao executar suas funções. Abordagem Clássica. (Teoria científica + teoria clássica) Dois fatores podem ter originado a abordagem clássica da Administração, que se desenvolveu a partir de 1856: • Crescimento desorganizado das empresas, exigindo uma abordagem mais científica para substituir a improvisação e o empirismo. A necessidade de aumentar a competência das organizações, para se obter o melhor rendimento possível dos recursos e enfrentar a