TEORIAS CIENTÍFICA E CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
23 setembro de 2013
A) TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
1) Quem foi Frederick Winslow Taylor?
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.
2) Explique o que significa tempo-padrão.
Segundo Chiavenato (2003), é o tempo médio que um operário comum levaria para a execução da tarefa, por meio da utilização do cronômetro. A esse tempo médio eram adicionados os tempos elementares e mortos (esperas, tempos de saída do operário da linha para suas necessidades pessoais etc.).
3) Qual a separação de funções entre gerência e operários proposta por Taylor?
Segundo Chiavenato (2003), para Taylor o operário não tem capacidade, nem formação, nem meios para analisar cientificamente seu trabalho e estabelecer racionalmente o método ou processo mais eficiente. Então, com a Administração Científica ocorre uma repartição de responsabilidade: a administração (gerência) fica com o planejamento (estudo do trabalho do operário e o estabelecimento do método de trabalho), enquanto os operários ficam somente com a execução do trabalho. A gerência pensa enquanto o trabalhador executa.
4) Explique a divisão do trabalho e especialização do operário.
A divisão do trabalho é a definição das tarefas que cada indivíduos deve fazer para cumprir as atribuições de seu cargo. Ela corresponde à soma dos atributos de cada um na organização.
A divisão corresponde ao que fazer enquanto a especialização determina como fazer, partindo-se do pressuposto de fazer cada vez melhor, independente de ser no sentido quantitativo quanto qualitativo.
5) Defina o conceito de homo economicus.
Segundo Chiavenato (2003), homo economicus é o trabalhador que é influenciado