Introdução a administração científica e à teoria clássica
Cristiane Alperstedt
Unidade 2: Introdução à Administração Científica e à Teoria Clássica
Introdução à Administração Científica e à Teoria Clássica
Objetivos da unidade
Contextualizar os primórdios da Administração. Discutir os princípios da Administração Científica e da abordagem clássica. Traçar paralelos com a realidade organizacional atual.
Evolução do pensamento administrativo
Embora todos os livros de história do pensamento administrativo ressaltem que a Administração tem início com a Administração Científica, ou seja, com os estudos de tempos e movimentos de Frederick Winston Taylor, a humanidade não se desenvolveu em um “vácuo administrativo”. Várias práticas e conceitos já haviam sido implementados por povos e civilizações antigas. Os exemplos a seguir evidenciam isso. Suméria – 5000 a.C.: região da antiga Mesopotâmia, território atualmente ocupado pelo Iraque e Kuwait (Oriente Médio). Os sacerdotes exerciam a função de organização, administrando bens e valores, como rebanhos, propriedades rurais e rendas e, posteriormente, prestavam contas ao sumo sacerdote, colocando em prática a função controle. Egito – 2550 a.C.: a construção das pirâmides envolveu planejamento, organização, direção/liderança e controle.
19
Testando...
Quais são os nomes das três principais pirâmides do Egito? ( ( ( ( ( ) Queóps. ) Chichén-Itza. ) Quéfren. ) Miquerinos. ) Pirâmides do Louvre.
Para refletir
Procure relacionar cada uma das funções da Administração às diferentes atividades que envolveram a construção das pirâmides do Egito. Certamente foi necessário um planejamento, que definiu o tamanho e a localização das pirâmides, bem como o número de homens envolvidos na logística da construção. Também foi preciso uma organização de recursos, em especial dos homens envolvidos, implicando definição de equipes, hierarquia e expectativas de resultado, inclusive temporais. A função direção também pode ser identificada na construção das