Teorias Construtivistas
Ra: 8432141635 – 3° semestre – noturno
Prof. Patrícia
Teorias construtivistas
As teorias construtivistas representam um esforço na busca de caminhos que dêem conta da complexidade do processo de conhecimento.
Piaget;
Jean Piaget (1896-1980), nascido na Suíça, embora não fosse propriamente pedagogo, exerceu significativa influencia na pedagogia do século xx.Suas primeiras obras surgiram na década de 1920 e logo tiveram grande repercussão , sobretudo as que abordam a psicologia genética, que investiga o desenvolvimento cognitivo da criança desde o nascimento ate a adolescência. Segundo Piaget, o processo dinâmico da inteligência e da afetividade supõe uma estrutura concebida como uma totalidade em equilíbrio.À medida que a influencia do meio altera esse equilíbrio, a inteligência , que exerce função adaptativa por excelência ,restabelece a autorregulação. A contribuição de Piaget para a pedagogia tem sido, ate hoje, inestimável,sobre tudo devido as indicações sobre o estagio adequado para serem ensinados determinados conteúdos as crianças, sem desrespeitar suas reais possibilidades mentais, ou seja , de acordo com seu desenvolvimento intelectual e afetivo.
Vygotsky : Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) nasceu na Russia czarista e com Luria e Leontiev desenvolveu uma teoria original e fecunda.Foi um intelectual de ampla formação:alem do curso de direito estudou filosofia,filologia,literatura,pedagogia e psicologia, o que o levou a se dedicar ao ensino, a psquisa e a organizar o Laboratorio de Psicologia para Criança Defientes. Segundo Vygotsky , o nível superior da reflexão , do conhecimento abstrato do mundo, tem inicio com as interações sociais cotidianas, desde as atividades praticas da criança ate tornar-se capaz de formular conceitos.
Emilia Ferreiro: Emilia Ferreiro (1937), argentina radicada no México, estudou na Suíça com Piaget. Assim como o mestre, procurou evitar o adultocentrismo, que erroneamente