teorias construtivistas
As teorias construtivistas representam um esforço na busca de caminhos que dêem conta da complexidade do processo de conhecimento. Por isso apóiam-se em pesquisas científicas. Para melhor compreender o funcionamento da mente infantil e do desenvolvimento cognitivo.
TEORIAS CONSTRUTIVISTAS
Em outras palavras, os construtivistas recusam a concepção de uma natureza universal, essencial e estática, herança da metafísica tradicional, já que o ser humana se faz e se refaz pela interação social e por sua ação sobre o mundo.
Do ponto de vista epistemológico, para os construtivistas o conhecimento resulta de uma construção contínua, entremeada pela invenção e descoberta
Dentre os representantes clássicos dessa tendência,destacamos;
JEAN PIAGET
EMILIA FERREIRO
LEV VYGOTSKY
VIDEO SOBRE CONSTRUTIVISMO
PIAGET; A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA
Piaget (1896-1980), nascido na Suíça
Suas primeiras obras surgiram na década de 1920 e logo tiveram grande repercussão,principalmente as que abordam a psicologia genética , que investiga o desenvolvimento cognitivo da criança desde o nascimento até a adolescência.
Para Piaget o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo .
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO GENÉTICO-COGNITIVO
Piaget, quando descreve a aprendizagem, tem um enfoque diferente do que normalmente se atribui à esta palavra. Piaget separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento. Para Piaget, segundo MACEDO (1994), a aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma sistemática ou não. Enquanto que o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo este o responsável pela formação dos conhecimentos.
As mudanças mais significativas ocorrem na passagem de um estágio para o outro, quando se desfaz o equilíbrio instável e busca-se