estudo de caso
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL – CESB
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM – DEM
DELVANE DA SILVA OLIVEIRA
ESTUDO DE CASO
Bacabal – MA 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL – CESB
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM – DEM
DELVANE DA SILVA OLIVEIRA
ESTUDO DE CASO
Estudo de caso clinico apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Maranhão como requisito de aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado I.
Preceptora: Emanuella Pereira de Lacerda
Bacabal – MA 2014
INTRODUÇÃO
Pescatello LS afirma que a hipertensão arterial constitui um dos problemas de saúde de maior prevalência na atualidade. Segundo Fuchs FD é um importante fator de risco para doenças decorrentes de aterosclerose e trombose, que se exteriorizam, predominantemente, por acometimento cardíaco, cerebral, renal e vascular periférico. É responsável por 25 e 40% da etiologia multifatorial da cardiopatia isquêmica e dos acidentes vasculares cerebrais, respectivamente.
Essa multiplicidade de consequências coloca a hipertensão arterial na origem das doenças cardiovasculares e, portanto, caracteriza-a como uma das causas de maior redução da qualidade e expectativa de vida dos indivíduos.
A hipertensão arterial atualmente é definida de acordo com valores pressóricos, nas quais níveis iguais ou superiores a 140/90 mmHg, identificados em duas ou mais verificações da pressão arterial , diagnosticam a doença. (OLIVEIRA,2011).
A prevenção primária da elevação da pressão arterial pode ser obtida