Baseado Na Teoria Construtivista
A idéia é que o homem não nasce inteligente mais também não é passivo sobre a influência do meio, isto é ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada se referindo a uma serie de correntes de pensamento.
Na educação o construtivismo é uma teoria que contribui para o aprendizado, essa contribuição ajuda na construção ativa e global do aluno, onde seu conhecimento e sua interação com o meio o tornam capacitado, autônomo e traz grande beneficio em grande parte de seu aprendizado.
De acordo com a concepção construtivista a escola e o professor desempenham um papel fundamental para a consolidação de uma pratica pedagógica segura e eficaz, criando situações engajadas numa pratica transformadora, devendo oferecer propostas claras de maneira adequada e coerente com os objetivos a serem propostos.
A escola dispõe horários aos professores para discutir e elaborar os melhores métodos a serem aplicados. Ao professor cabe ter domínio dos conteúdos para poder aplicá-los, elaborar a programação diária de sua sala, se organizar para saber intervir de maneira correta, propondo situações para uma melhor aprendizagem, ajustando-as capacidades cognitivas, estabelecendo o contato do aluno com o ambiente de forma real e significativa.
Por isso é importante ressaltar que para que o professor tenha um bom desempenho na pratica pedagógica deve compreender a realidade na qual atua. O aluno também tem o seu papel quanto a pratica pedagógica ele é membro da sociedade como qualquer outro sujeito, com suas características próprias, opiniões, historia de vida, sociabilidade, enfim cumpre um papel importante na sociedade.
A avaliação construtivista vem com o papel de permitir ao professor e o aluno a detectar os pontos que