Teoria Construtivista Maysa Pronto Ja
A Teoria Construtivista, surgiu a partir das experiências do biólogo suíço Jean Piaget no século XX, que observava a crianças desde o nascimento até a adolescência, percebeu que o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o meio em que ele vive, rompendo assim os paradigmas da educação. Adotado em escolas em todas as partes do mundo, a teoria construtivista tem sido alvo de críticas e ao mesmo tempo de elogios por vários pedagogos.
Com suas pesquisas descobriu que o conhecimento é formado na mente, desde bebes, como um recém-nascido passava do estado de não reconhecimento de sua individualidade frente o mundo que o cerca indo até a idade de adolescentes, onde já temos o início de operações de raciocínio mais complexas. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sobre a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada. Destas observações, feitas de forma sistematizadas com uma metodologia de análise, denominada o Método Clínico, Piaget estabeleceu as bases de sua teoria, a qual chamou de Epistemologia Genética.
O Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A teoria construtivista, que virou uma febre educacional e a resposta para todos os problemas da Educação, talvez possa ser o método que busque atender melhor as expectativas da comunidade escolar, embora não somente um método resolve os problemas de uma escola.
Na educação, o método construtivista apareceu como uma teoria educacional progressista, que na visão de muitos pedagogos, se tornou uma moda que satisfaz alguns critérios políticos de pessoas que se classificam como sendo de esquerda. Na prática, as maiores críticas as teorias de Piaget