Teorias Comportamentais
Psicologia – Maria Carolina
BEHAVIORISMO
Teoria baseada no comportamento do indivíduo.
O objeto de estuda da psicologia deixa de ser a alma e passa a ser o comportamento, o que a aproxima muito mais de uma ciência do comportamento do que da consciência, como era entendida até então.
A hereditariedade dá espaço aos fatores ambientais como principal fonte de origem do comportamento.
Processo de resposta e estímulo = ação e reação
Comportamento reflexo: comportamento involuntário que antecede as forças ambientais.
Condicionamento Respondente: reproduz um comportamente existente em função de um estímulo, os comportamentos passam a ser automáticos.
Condicionamento operante: comportamento que pode ser intensificado ou retraído em função de reforços positivos ou negativos, respectivamente.
GESTALT
Psicologia da forma: os estudos começaram com base na psicofísica e tomou uma forma mais definida quando estudiosos começaram a estudar o que acontecia com a ilusão de ótica, onde cada pessoa enxerga uma imagem na mesma figura.
Percepção: Fechamento, simetria e regularidade.
A boa-forma: equilíbrio, simetria, regularidade, estabilidade e simplicidade são fundamentais para que entendamos algo. A ausência desses elementos nos impedem de perceber a realidade como ela de fato é
Campo psicológico: campo de forças perceptivas que nos leva em busca da “boa-forma” em situações não muito bem estruturadas.
PERCEPÇÃO E INTELIGÊNCIA
Percepção: conhecimento de mundo criado por contato direto.
Percepção e inteligência = relação (?)
Teoria da forma: os sistemas mentais não se constituem pela síntese (soma das partes) mas consistem sempre em totalidades organizadas.
As leis de organização são independentes do desenvolvimento e, portanto, comuns à quaisquer níveis . As leis são as mesmas pra uma criança e para um adulto.
Inteligência sensório-motora: caracteriza-se pelo ato da intenção. Manipulação de