Teorias Administrativas
Teorias Administrativas
1 - Pesquisar as Teorias Administrativas, desde os Primórdios da Administração, Revolução Industrial até as mais Novas Abordagens (anexar textos).
2 – Descreva com suas palavras:
a) Quais são?
b) Quais as ênfases?
c) Quais as críticas?
d) Quais os estudiosos e o que disseram?
e) Exemplos de companhias que usem algumas dessas Teorias ainda hoje (anexar texto), e explicar os motivos.
1. Introdução
1.1. Teorias administrativas
Campo do conhecimento humando que se ocupa do estudo para organizações (administração).
Se agrupam em algumas especialições: Financeiras, operacionais, humanas, produção, marketing, etc...
1.2. Revolução industrial
Antes da Revolução Industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos e os profissionais da época dominavam muitas (se não todas) etapas do processo produtivo.
Com a Revolução Industrial os trabalhadores perderam o controle do processo produtivo, uma vez que passaram a trabalhar para um patrão. Esses trabalhadores passaram a controlar máquinas que pertenciam aos donos dos meios de produção os quais passaram a receber todos os lucros.
O trabalho realizado com as máquinas ficou conhecido por maquinofatura.
Esse momento de passagem marca o ponto culminante de uma evolução tecnológica, econômica e social que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média. A revolução Industrial eclodiu, em geral, mais tarde, e num esforço declarado de copiar aquilo que se fazia nos países mais avançados tecnologicamente: os países protestantes.
A Revolução Industrial ocorreu primeiramente na Europa devido a três fatores:
a) os comerciantes e os mercadores europeus eram vistos como os principais manufaturadores e comerciantes do mundo, detendo ainda a confiança e reciprocidade dos governantes quanto à manutenção da economia em seus estados;
b) a existência de um mercado