Teorial Geral da Administração
1.1 Premissa da Administração
A administração da atualidade é o resultado histórico da contribuição de inúmeros colaboradores: filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que durante séculos, desenvolveram suas teorias. Podemos notar alguns exemplos de administração, quando pensamos nas pirâmides do Egito, há mais de 3.000 anos. Na China (500 a.c), com a necessidade de um sistema organizado de governo para o império através da Constituição de Chow. Alemanha e Áustria (1500 a 1700), com o surgimento de grupos constituídos de professores e administradores públicos chamados de Fiscalistas ou Cameralistas.
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa.
A Habilidade Humana consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas. E ainda, utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação.
A Habilidade Conceitual é capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes.
Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.
Administração é extremamente necessária dentro das organizações, é atribuição administrativa, organizar e dividir as partes de trabalho dentro de uma equipe. Uma empresa sem boa administração não alcança a excelência de seus objetivos. Até mesmo o marketing, a imagem do produto em que a organização trabalha, precisa ser bem administrado, ou então não alcançará o resultado esperado, seja ele lucrativo ou não.
O ponto chave na administração de empresas é reconhecer os pontos fortes e fracos em relação a seus prestadores de serviço, com