Atps administração - teoria da administração
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ATPS – 3ª ETAPA
PROF°.:
SERTÃOZINHO
2011
1. INTRODUÇÃO:
TEORIA DOS SISTEMAS Sistemas são um conjunto de elementos interconectados, de um modo formar um todo organizado, buscando resultados satisfatórios para a organização, clientes e fornecedores.
TEORIA MATEMÁTICA A teoria da matemática enfatiza a tomada de decisão, através de soluções contidas em equações matemáticas, e que proporciona modelo lógico e racional para atender as necessidades das organizações.
TEORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Para as funções administrativas são necessárias: planejamento, organização, liderança e controle, são de suma importância os sistemas que fornecem informações aos administradores. Para Stoner (1999), “somente com informações precisas e na hora certa, os administradores podem monitorar o progresso na direção de seus objetivos e transformar os planos em realidade”. Para esse autor, as informações devem ser avaliadas segundo quatro fatores: qualidade da informação, oportunidade da informação, quantidade da informação, relevância da informação.
TEORIA CONTINGENCIAL Na teoria da contingencia enfatiza que nada é concreto ou absoluto nas organizações. Tudo é relativo, há relação entre condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriada para cada tipo de objetivo da organização. A teoria contingencial da ênfase no interior e exterior da organização; o ambiente geral e o ambiente da tarefa.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. TEORIA DOS SISTEMAS A teorial geral de sistemas surgiu com o trabalho do biologo Ludwing Von Berlalanffy, publicados entre 1950 e 1968. Sistemas são um conjunto de elementos interconectados, de um modo formar um todo organizado, buscando resultados satisfatorios para a organização, clientes e fornecedores.
2.1.2. Tipos de sistemas
Quanto a sua constituição: • Físicos