Administração
• O objetivo deste trabalho é compreender os fatores históricos que fizeram surgir a Administração.
• Conhecer as razões do surgimento das Teorias da Administração e suas principais características. • Apresentar a proposição das Ênfases na Tecnologia e no Ambiente e também assimilar as Implicações Éticas. • Entender as Ênfases nas Competências e na Competitividade e visualizar a Administração hoje e suas tendências para o futuro.
• Definir o contexto das empresas em Ambiente, Tecnologia, Estratégia e Administração por objetivos – APO.
• Demonstrar através de um comparativo as principais Teorias da Administração indicando uma nova proposta.
Antecedentes históricos da Administração
A administração surgiu segundo historiadores a 5000 AC na Suméria, onde os povos daquela época sentiram a necessidade da criação de uma ferramenta para solucionar os conflitos práticos pertinentes naquela época, foi assim que nasceu então a arte e o exercício de se “ADMINISTRAR”. Na China no período de 500 AC foi implantado um sistema organizado de governo, conhecida como a Constituição de “CHOW”,uma constituição que composta por 8(oito) regras administrativas no formato de “ADMINISTRAÇÃO PUBLICA DE CONFÚCIO”,tal modelo administrativo apresentava a seguinte ordem ou fluxograma administrativo, (1-O Alimento, 2- O mercado, 3- Os Ritos, 4- O Ministério do Emprego, 5- O Ministério da Educação, 6- A administração da Justiça. 7- A Recepção dos Hospedes, 8- O Exército).
A Evolução da Teoria Geral da Administração
Sabe-se que a Administração obteve diversos enfoques e visões através do tempo, contudo, apesar dos diferentes tratamentos da Administração, ela permanece como forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins.
A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada por conceitos que surgiram e vêm-se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas