teoria
A princípio podemos dizer que, sendo o direito um produto da sociedade tudo que agir sobre a sociedade produzirá reflexo também sobre o direito. - São vários os fatores sociais que concorrem para a evolução do direito, ocasionando assim a mudança social, sendo que os principais são: econômicos, políticos, culturais e religiosos.
Fatores econômicos - A palavra economia significa: do Lat. economia - . oikonomía, governo de casa - ciência que tem por objeto o conhecimento dos fenômenos respeitantes à produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma sociedade; modo de administrar ou governar, gastando pouco. Pode ser definida como, uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada a sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem estar.
Os meios de comunicação como jornais, rádio, televisão, internet nos mostram inúmeras questões econômicas a exemplo disso podemos citar: o aumento dos preços; períodos de crise econômica; desemprego; diferenças salariais; taxas de juros; elevação de impostos, aumento de tarifas públicas entre outros.
A estrutura econômica de uma sociedade reflete diretamente no seu ordenamento jurídico. O ordenamento jurídico é a organização e o disciplinamento da sociedade através do direito, através das normas.
A influência da economia sobre o direito é muito grande, alguns autores chegam a se posicionar no sentido de conceber o direito como reflexo,