teoria
A primeira posição teórica defende que a aprendizagem e o desenvolvimento são processos independentes.Piaget adota esta posição teórica, e procura obter as tendências do pensamento das crianças na forma “pura”, completamente independente do aprendizado, quando faz-lhe uma pergunta que está além do alcance de suas habilidades intelectuais. Eliminando, desta forma, a influência da experiência e do conhecimento prévios.
Binet, de forma similar, admite em seus trabalhos que o desenvolvimento é sempre um pré-requisito para o aprendizado. Excluindo a noção de que o aprendizado pode ter um papel no curso do desenvolvimento ou maturação daquelas funções ativadas durante o próprio processo de aprendizagem.
A segunda posição teórica
A segunda posição teórica defende que aprendizagem é desenvolvimento. Este conceito é a essência para a teoria que se baseia nos reflexos, em que o desenvolvimento é visto como o domínio dos reflexos condicionados, não importando se o que se considera é o ler, o escrever ou a aritmética, isto é, o processo de aprendizado está completa e inseparavelmente misturado com o processo de desenvolvimento.
Tem em comum com as teorias do tipo de Piaget que, em ambas o desenvolvimento é concebido como elaboração e substituição de respostas inatas. E como diferença entre seus pressupostos, a temporalidade entre os processos de aprendizagem e desenvolvimento. O primeiro ponto de vista defende que os ciclos de desenvolvimento precedem os ciclos de aprendizado; a maturação precede o aprendizado e a instrução deve seguir o crescimento mental. O segundo ponto de vista defende que os dois processos ocorrem simultaneamente, aprendizado e desenvolvimento coincidem em todos os pontos.