Teoria
Resposta:
Ativo é um estoque de riqueza em cada momento do tempo. O valor dessa riqueza é dado pelo potencial incorporado no ativo de ele vir a gerar benefícios no futuro. Os benefícios são fluxos de renda. São estes que determinam o valor do potencial esperado de benefícios líquidos do ativo.
2) Um mesmo ativo pode ter diferentes valores em diferentes entidades. Explique.
R - Sim. O valor de um ativo é função do fluxo esperado de seus benefícios econômicos líquidos para o agente que o controla. Depende do nível de atividade do ativo em uso. Por exemplo, um computador guardado na caixa não vale nada e, em uso na redação de um movimentado jornal, supostamente vale mais do que na casa de alguém onde ele é pouco utilizado.
.
3) O que é fair value?
Fair value significa, literalmente, valor justo. A palavra justo transmite a idéia de algo exato, sem viés, certo, nem mais nem menos, caso contrário não seria justo. O símbolo da justiça para os antigos egípcios era uma pena, indicando a leveza transmitida por esse equilíbrio decorrente da ausência de qualquer excesso. Similarmente, a justiça no mundo jurídico é simbolizada por uma balança, indicando a idéia de equilíbrio. Assim, fair value é o real valor econômico de um elemento patrimonial qualquer, um ativo ou passivo, em um dado momento do tempo. Já vimos que o valor de um ativo depende da intenção de quem o controla. Portanto, fair value de um ativo (vale também para os passivos) é o próprio custo de oportunidade do ativo em cada momento. Vimos que a idéia de valor é subjetiva, já que voltada para o futuro. Para os ativos destinados a venda no mercado, seu fair value é o preço com que serão vendidos, já que é este seu custo de oportunidade. Para os ativos destinados a uso, seu fair value é o preço que seria pago no mercado para obter os mesmos serviços do ativo em uso. Observe que num e noutro caso é sempre o mercado quem