Teoria z
Gestão Empresarial
Keila nº44
José nº17
Rodrigo César nº33
Leonardo nº21
EXT. DA ETEC PROF. MATHEUS LEITE DE ABREU NA EE ANISIO JOSÉ MOREIRA
22 de Novembro de 2010
1. História
Na década de 1970, época da crise do petróleo que levou os Estados Unidos a recessão, alguns países do oriente, principalmente o Japão, se destacavam surpreendentemente em relação aos países norte-americanos em termos de produtividade.
Motivados a conhecer as causas da produtividade japonesa, iniciou-se um estudo com a comparação entre a administração japonesa e administração norte-americana
2. A Teoria
Pesquisada e apresentada por Willian Ouchi com a ajuda de Richard Pascale, a Teoria Z, apresenta um conjunto de idéias, experiências e princípios extraídos do estilo japonês de administração.
Motivados a conhecer as causas da produtividade japonesa, iniciou-se um estudo com a comparação entre a administração japonesa e administração norte-americana
Essa teoria em prática ela redescobre o homem, a partir do momento lhe abre a imaginação, permite liberdade de expressão e participação na vida das Empresas. Ela enfatiza o sucesso das administrações, está ligada a motivação humana e não simplesmente na tecnologia dos processos produtivos. A teoria z coloca o Homem sempre objetivando o aprimoramento para chegar à sua meta principal, alcançar o sucesso.
Vejamos alguns aspectos:
* O homem quer participar, o maior patrimônio é o próprio homem; * O homem é criativo; * O homem quer ser original; * O homem quer liberdade; * O homem quer ter iniciativa; * O homem é responsável; * O homem quer estabilidade; * O homem busca uma qualidade de vida melhor sempre; * O homem está sempre insatisfeito; * O homem não é individualista; * A coerência e a estabilidade do grupo é a segurança do indivíduo.
A Teoria Z é uma