Ciências contabeis
Ao ingressar no curso de Ciências Contábeis, um grande número de alunos não conhecem ao certo a origem da Contabilidade, a evolução contábil e as perspectivas da profissão. Sabe-se notoriamente, que o objetivo de cada um é buscar na profissão a satisfação financeira, pois ela vem trazendo consigo um vasto leque de oportunidades de trabalho e realização financeira. A Contabilidade é tão antiga quanto a história da própria civilização (IUDICIBUS, 2009; SANTOS, 2007), quando o homem sentiu a necessidade de controlar seus bens( aproximadamente 6000 a 4000 mil anos a.C.). Sua evolução foi se arrastando pelos séculos de forma lenta, ganhando espaço, prestígios e necessidades importantes como uma disciplina, com a colaboração do desenvolvimento econômico-financeiro e tecnológico. Essa pesquisa de cunho descritivo, baseada em documentos e arquivos históricos, será realizada com o objetivo de levar melhor entendimento e esclarecimento das dúvidas dos novos integrantes do curso de Contabilidade e para quem busca conhecimento do conteúdo deste. Segundo Sérgio Iudicíbus e José Carlos Marion:
Muitos profissionais têm dificuldades para explicar aspectos contábeis. Há quem diga que as disposições contábeis (...) estão acima da qualidade média do profissional contábil no Brasil [...]. Vivemos um novo tempo, olhando para a teoria como indispensável para a boa formação dos estudantes (IUDÍCIBUS, MARION e FARIA, 2009, p.xxii).
Objetivando conhecer e sanar qualquer dúvida em questão sobre a história da Contabilidade, desenvolve-se esta pesquisa.
Palavras-chave: História da Contabilidade, Evolução contábil, Teoria da Contabilidade.
2- Referencial Teórico
2.1- História da Contabilidade
Segundo Iudícibus (2010, p.15), “não é descabido afirmar-se que a noção de conta e, portanto, de Contabilidade seja, talvez, tão antiga quanto a origem do Homo sapiens.”. A por volta de 6000 a 4000 mil anos a.C, nessa época não