Teoria m
A Física tem dois pilares que são mutuamente incompatíveis: Teoria Quântica de Campos e Teoria da Relatividade Geral. A unificação desses pilares pode exigir 11 dimensões, sendo que uma delas mostra que o Universo é uma brana, ele está em pleno movimento no multiverso e a colisão de 2 branas pode responder o maior problema da cosmologia: o que foi o Big Bang? Este trabalho apresenta a Teoria M como uma possibilidade de unificação entre o micro e o macro, que pode levar a Teoria do Tudo.
A Física chegou a um nível de unificação nunca antes visto em sua história, chegando ao ponto de estar baseada somente por dois modelos fantásticos que, até o momento, têm-se mostrado consistentes com os diversos experimentos há quase cem anos. A Teoria da Relatividade Geral trata de tudo que é gigante e que concentra grandes quantidades de energia em nosso Universo, indo do Big Bang até sua evolução atual. Já a Teoria Quântica de Campos explica como é o funcionamento das pequenas coisas: partículas elementares, forças nucleares etc
O maior sonho da Física é a unificação das suas Leis em uma só teoria, implicando na unificação das quatro forças fundamentais. E esta busca por unificação não é por uma simples questão de estética, visa também obter uma compreensão mais profunda da Natureza e de ver outras possibilidades que ainda não foram imaginadas.
Este trabalho mostra como a Teoria M, uma forte candidata à unificação dos dois pilares da Física, é construída, baseando-se em artigos, documentários e livros, alguns de divulgação científica. O objetivo é resumir, em um só artigo e em formato de divulgação científica, a teoria que pretende unificar todos os modelos do Universo.
Cap. I - Teoria M
Teoria-M é uma teoria que unifica as cinco diferentes Teorias das cordas, mais a Supersimetria e a Super gravidade. Essa teoria diz que tudo, matéria e campo, é formada por membranas, e que o universo flui através de 11 dimensões. Teríamos então 3 dimensões espaciais