A adolescência e os seus aspectos afectivos
A adolescência é um período de transição entre a infância e a fase adulta caracterizada por intenso crescimento e desenvolvimento, onde ocorrem intensas transformações anatômicas, fisiológicas, mentais e sociais. Em razão destas mudanças, uma série de conseqüências podem influenciar o bem-estar nutricional do adolescente. É considerada também um período de grande facilidade de mudança e incorporação de novos hábitos alimentares.
Neste trabalho iremos falar sobre o crescimento, as transformações, os sentimentos, os transtornos de humor, etc... que acontecem com os jovens nessa fase.
A Adolescência
O que é a adolescência?
A adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura.
A adolescência é uma época de imaturidade em busca de maturidade. Mas... como é difícil para os pais este novo período na educação dos filhos! Num adolescente, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de transição.
Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais.
Ao componente biológico das transformações características da adolescência dá-se o nome de puberdade. A puberdade não é, portanto, sinônimo de adolescência, mas uma parte desta, compreendendo o período desde o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário, aumento do testículo e/ou desenvolvimento de pêlos pubianos), até o completo desenvolvimento físico e parada de crescimento.
A idade de início da puberdade apresenta ampla variação individual, ocorrendo no sexo feminino mais freqüentemente entre 10 e 13 anos e no sexo masculino entre 12 e 14 anos de idade. O processo