Familia e escola
Pode-se afirmar que nos dias atuais a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através da interação desse trabalho em conjunto, que tem como objetivo aprendizagem do educando, filho (a) os quais contribuirão na formação integral do mesmo.
Nesse sentido, é importante citar Içami Tiba que diz: ‘’ O ambiente escolar deve ser de uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afetos. Os pais e a escola devem ter princípios muito próximos para o benefício do filho (a).
Desde a mais tenra idade, a criança se desenvolve plenamente quando estimulado e incentivada, buscando alternativas de ação, pois a conduta familiar e escolar propicia relações sociais e individuais. Dessa forma, ela terá maior oportunidade de assimilar a realidade, seja através da liquidação de seus próprios conflitos, das compensações de necessidades insatisfeitas ou de novas alternativas de busca.
A família é o centro da vida social. A educação bem sucedida da criança na família é que vai servir de apoio a sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando for adulto. A família tem sido, é e será influência mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do caráter das pessoas.
É necessário que a família realmente participe da vida escolar de seus filhos. Que a família tenha comprometimento, envolvimento com a escola, gerando assim, na criança/adolescente um sentimento de amor, fazendo sentir-se amparado e valorizado como ser humano.
A escola atual, apresenta maior disponibilidade em aceitar um relacionamento mais próximo com os pais. Os objetivos da escola, como também da família nos dias de hoje deverão procurar tornar a criança/adolescente apta a assumir responsabilidades, tomar decisões, aprender qualquer ofício, desenvolver suas habilidades, como também orientar o educando/filho(a) na medida em que demonstre necessidade.
A