Enfermagem
PROMOÇÃO DA SAÚDE DE GRÁVIDAS ADOLESCENTES: ESTUDO PRÉVIO DE IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES
CLÁUDIA BRÁS 1 ANABELA PEREIRA 2
1
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica – Portugal. (email: clau.bras@hotmail.com) 2 Docente da Universidade de Aveiro – Portugal. (e-mail: apereira@dce.ua.pt)
Resumo A gravidez na adolescência é vivida de distintas formas, dependendo da complexidade dos contextos familiares, sociais e culturais em que cada uma das grávidas se insere. O presente estudo tem como objectivos: identificar as necessidades das grávidas adolescentes e sensibilizá-las para tomarem consciência dos seus problemas e recursos disponíveis. Para a recolha de dados, utilizámos como instrumento de avaliação o questionário. Os participantes do estudo foram grávidas adolescentes, que fizeram vigilância pré-natal na Unidade de Intervenção Precoce da Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Este estudo permitiu a identificação dos medos, dificuldades, necessidades e desejos das grávidas adolescentes. O contexto familiar, social e cultural onde se inserem as grávidas adolescentes do nosso estudo influencia directamente as experiências relatadas. Os cuidados dos profissionais de saúde devem ser adequados ás necessidades, expectativas e crenças de cada grávida adolescente. Palavras-chave: gravidez na adolescência, necessidades, promoção da saúde.
Abstract Teenage pregnancy is experienced in different ways, depending on the social and cultural complexity of the family contexts in which the pregnant is integrated. This study aims to identify the needs of pregnant teenagers; sensitize pregnant teenagers to be aware of their
69
Brás, C. & Pereira, A. (2011). Promoção da Saúde de Grávidas Adolescentes: Estudo prévio de identificação de necessidades.