Saraiva
ILHARES DE PESSOAS DO MUNDO TODO CONSOMEM CHOCOLATE. QUENTE, FRIO, LÍQUIDO, SÓLIDO OU ATÉ MESMO COMO MOLHO DE CARNE, COMO OS MEXICANOS COSTUMAM USAR. PARA OS APAIXONADOS POR CHOCOLATE, E NÃO SÃO POUCOS, O IMPORTANTE É QUE TENHA CACAU! E ESSA PAIXÃO É BEM ANTIGA. HÁ MAIS DE TRÊS MIL ANOS O CHOCOLATE ESTÁ PRESENTE NA VIDA DO HOMEM. NÃO SE SABE AO CERTO QUEM DESCOBRIU ESSA PRECIOSIDADE, SE FORAM OS MAIAS OU OS OLMEC. NÃO IMPORTA. O QUE INTERESSA É QUE ATÉ HOJE ELE CONTINUA FAZENDO ENORME SUCESSO.
1
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
○
Chocolate A história do
A história do
○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○
Chocolate
A história do
T
heobroma cacao é como o cacaueiro é conhecido pelos pesquisadores. A palavra Theobroma, em grego, quer dizer alimento dos deuses. Um nome bem adequado. Afinal o cacau, fruto dessa árvore, é a principal matéria-prima na fabricação do chocolate.
também pode ser encontrado no Caribe, na África, no Sudeste da Ásia e até nas ilhas do Pacífico Sul, Samoa e Nova Guiné. O cacau tem o tamanho de uma mão fechada e contém entre 20 e 50 sementes arroxeadas. Essas sementes
da produção mundial de grãos de cacau. Os grãos do tipo crioulo são mais raros e por causa do seu aroma e gosto são procurados pelos melhores chocolateiros. Há também o cacau trinitário, um cruzamento entre o crioulo e o forastero.
Paixão antiga
O uso do cacau na alimentação e fabricação de bebidas é bem antigo. Há mais de 3 mil anos os Maias e os Astecas, povos précolombianos da América Central, misturavam as sementes torradas e moídas do cacau em água quente ou vinho e temperavam a bebida com baunilha, pimenta e outras especiarias. Era como o chocolate quente de hoje em dia, mas bem amargo. Os Maias também usavam os grãos como moeda. E até o século passado, em algumas partes da América Central, o cacau ainda era usado como dinheiro. Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a