Macro Saraiva
Disciplina: Economia II
Prof.: Marcelo Menezes Saraiva
Turmas: A, B e C
Economia II – Apostila II (Macroeconomia)
1. Introdução à Macroeconomia
Conforme estudamos na primeira parte do curso, o foco da Microeconomia recai sobre as unidades econômicas. Ou seja, busca-se compreender como as decisões de consumidores e empresas determinam o preço relativo de bens e insumos.
A Macroeconomia, por sua vez, estuda a economia como um todo, isto é, no seu aspecto agregado. Dessa forma, a Macroeconomia se concentra no estudo das variáveis agregadas de um país como: inflação, desemprego, demanda agregada, oferta agregada, produto, renda etc. Como se vê, a Macroeconomia está muito presente e nossas vidas.
Basta abrir o jornal diariamente que encontraremos manchetes de eventos econômicos que afetam as nossas vidas, como inflação, desemprego, renda, produção, taxa de câmbio etc.
Algumas perguntas que a macroeconomia tenta responder:
•
•
•
Por que alguns países crescem mais do que outros?
Por que as taxas de inflação são maiores em alguns países?
Por que os países passam por períodos de recessão?
Como o governo pode regulamentar a economia de modo a evitar ou minimizar crises econômicas?
Comentário: Deve-se, entretanto, entender a Macroeconomia como uma parte da economia relacionada com a Microeconomia. Na verdade, o conjunto de decisões individuais sobre consumo e produção (micro) gera efeitos em escala global (macro). Ou seja, a Microeconomia, em certa medida, explica fenômenos Macroeconômicos. Os modelos que utilizam a Microeconomia para explicar fenômenos da Macroeconomia são chamados de Modelos Macroeconômicos Micro-fundamentados.
2. Mensuração da Atividade Econômica
Para fazer análises macroeconômicas é fundamental a mensuração da atividade econômica. Para isso, foi desenvolvida a Contabilidade Nacional, que trata do registro contábil da atividade econômica e social de um país em um determinado período (mês, trimestre ou ano).
No Brasil, a