Ambiente demografico de uma ong
Demografia é o estudo da população humana em termos de tamanho, densidade, localização, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. O ambiente demográfico é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são pessoas que constituem os mercados.
A explosão da população mundial tem grandes implicações nos negócios. Uma população crescente significa crescentes necessidades a serem satisfeitas; dependendo do poder aquisitivo, pode também significar crescentes oportunidades de mercado. Assim os profissionais de marketing acompanham de perto as tendências e desenvolvimentos dos seus mercados nacionais e estrangeiros- mudanças da estrutura etária e familiar, mudanças na distribuição geográfica da população, características educacionais e diversidade populacional.
Conforme pesquisa realizada pelo IBGE existem cerca de 338 mil organizações sem fins lucrativos divididas em cinco categorias: 1-que são privadas, 2-que não distribuem eventuais excedentes, 3- que são voluntarias; 4- que possuem capacidade de autogestão e 5- que são institucionalizadas.
O crescente numero de instituições são reflexos da democracia brasileira, o resultado da pesquisa demanda um olhar atento sobre especificações e não pode ser considerada boa, ruim ou a priori. É preciso considerar o alto nível de precariedade deste crescimento, considerando hoje as frágeis formas de financiamento dos trabalhos destas organizações.
Informações trazidas à cena pelo levantamento de dados
1. A pesquisa demonstra a heterogeneidade do associativismo brasileiro, explicitando o quanto esse universo é amplo e complexo. Assim, podemos ver que não existem 338 mil ONGs, na acepção destas como entidades de defesa de direitos e nem do terceiro setor, como são referidas as do campo da filantropia empresarial. Esses conceitos são políticos, sem rebatimento jurídico e esse universo amplo engloba também essas organizações, mas não se limita as mesmas;