Plano de comunicação ong cepe
O CEPE teve inicio a partir de uma ação sócio-educativa junto a comunidades carentes desenvolvida na periferia de S. Paulo por frades e agentes pastorais, nos anos 70. O CEPE construiu sua primeira Unidade, Colônia Veneza, na periferia de Peruíbe para atender crianças e adolescentes carentes em situação de risco social no contraturno escolar. Com a repercussão positiva do trabalho a Prefeitura de Peruíbe doou um terreno na zona rural para ser construída outra Unidade, Escola Família Agro Ecológica, para atendimento dos filhos dos agricultores da região que também passa a atender crianças e adolescente carentes no contraturno escolar. O trabalho do CEPE na periferia de São Paulo continuou através da formação de jovens para o trabalho. Em novembro de 2006 inaugurou sua terceira Unidade, Escola Esperança “Frei Giorgio Callegari”, onde são ministrados cursos de formação para o trabalho. O público-alvo do CEPE é de crianças e jovens de até 25 anos em situação de grande risco de vulnerabilidade social devido as condições socioeconômicas e/ou familiar que são agravadas pelos precários locais onde residem (periferia de Peruíbe e Cidade Ademar e proximidades) que são desprovidos dos mínimos recursos indispensáveis para uma vida digna e saudável.
Os principais objetivos do CEPE são:
- Promover a proteção, a formação integral e a inclusão social de crianças e adolescentes de 06 a 24 anos, assegurando a efetivação dos seus direitos, através de ações sócio-educativas, pedagógicas, culturais, esportivas, de recreação e lazer, de forma continuada no horário extraescolar possibilitando o fortalecimento das relações pessoais, familiares e comunitárias.
- Promover cursos básicos de formação para o trabalho para que os jovens, ao deixarem a organização, estejam familiarizados com o mundo do trabalho.
- Envolver as famílias em ações conjuntas com as duas Unidades, bem como oferecer oportunidades de desenvolvimento de suas capacidades e talentos visando à