Teoria e pr tica da argumenta o jur dica
Argumento pró-tese: Tese+Porque+e também+além disso
Hipótese causal: Uma vez que, já que, tendo em vista que.
Hipótese condicional: Se, caso (condição).
Autoridade: Apresentação de palavras de algum tipo de autoridade para fortalecer a defesa de um ponto de vista. Ex: fontes do direito ( doutrina, legislação, jurisprudência-analogia); pesquisas cientifica ( pode ser tbm provas demosntrativas).
Senso comum: Idéias, conceitos e valores compartilhados por um grupo social e por ele aceito como válidos.
Oposição: Baseia-se em uma oposição de idéias. Pode ser Concessiva: Embora, conquanto, apesar de, ainda que, em que pese etc... Restritiva: Operadores argumentativos adversativos como Mas, Porém, Contudo, Entretanto..
Analogia: procura estabelecer uma comparação entre objetos, mas semelhantes.
Causa e efeito:Busca Estabelecer uma relação de causalidade entre um ato e sua (suposta conseqüência)
Estrutura da fundamentação simples: 1- Introdução; 2- Argumento pró-tese, 3- Argumento de autoridade, 4- Argumento de oposição, 5- conclusão. Exemplo de fundamentação feita :
INTRODUÇÃO – Muitos homens, ainda no século XXI, são capazes de exercer rigoroso controle sobre a vida de suas companheiras, seguindo seus passos e vivendo, não suas vidas, mas a vida delas. Em alguns casos, o comportamento dessa mulher moderna, cheia de atitude e independência, poderia ser o responsável por provocar tanta ira em certos homens a ponto de torná-los capazes de atitudes tão agressivas que os levam a matar ou a ciúme doentio, que, por si só, é capaz de trazer muitas consequências drásticas.
ARGUMENTO PRÓ TESE – O caso em análise reflete claramente que Raul Fernandes do Amaral Street deve ser condenado pelo assassinato premeditado contra Ângela Diniz porque não hesitou em descarregar sua arma covardemente em uma mulher indefesa, e também realizou tal ato por motivo torpe. Além disso, ele fez questão de dar três tiros, o que demonstrou a