Hist Ria Do Direito Brasileiro
1. Analise o que foi a chamada Intentona comunista?
O movimento ganhou adeptos dentro dos batalhões. Militares de baixa patente inclinados ao comunismo iniciaram a rebelião na noite do dia 23 de novembro de 1935, em Natal, no Rio Grande do Norte, aonde os revolucionários chegaram a tomar o poder durante três dias. Depois se estendeu para Maranhão, Recife e por último para o Rio de Janeiro, no dia 27.
Intentona Comunista foi uma espécie de rebelião contra o governo de Getúlio Vargas. Na realidade, o movimento tinha por objetivo derrubar o presidente e tomar o poder. Liderada pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), a Intentona eclodiu em novembro de 1935, mas foi rapidamente combatida pelas Forças de Segurança Nacional.
2. Quantas tentativas de golpe ocorreram após a revolução de 30 tentando derrubar o governo de Vargas?
A ANL promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltos dentro de instituições militares nas cidades de Natal (intentona) *A Ação Integralista Brasileira foi um partido político fundado em 1932 por Plínio Salgado, após a Revolução Constitucionalista. Era um partido com tendências fascistas e opositor ferrenho à Aliança Nacional Libertadora (ANL), partido político que era de caráter socialista/comunista.
O objetivo da AIB era valorizar o nacionalismo e exterminar por completo o Liberalismo e o Comunismo, além de ter a ideia do uso do autoritarismo e o favorecimento das privatizações (o que de alguma maneira combinava bastante com as ideologias de Hitler e Mussolini à época).
Apesar de estas ideologias estarem próximas também ao governo que vigorava na época, a AIB foi dissolvida em novembro de 1937 por Getúlio Vargas (principal aliado dos integralistas), após o decreto do Estado Novo, sendo que na verdade isso pode ser entendido como uma "traição", já que Plínio Salgado, por saber da existência do Plano Cohen, estava confiante que iria