Teoria Traço e fator
O desenvolvimento da teoria traço fator processou-se concomitantemente ao da orientação vocacional e constituiu a teoria de aconselhamento representativo dos conceitos básicos e tradicionais.
Concepção de natureza humana
O homem nasce com potencialidades para o bem e para o mal e procura o bem e rejeita o mal. Justificando-se que os aconselhadores adotem uma posição otimista em que o homem é capaz de aprender a solucionar seus próprios problemas. O desenvolvimento do ser humano não é somente no sentido de auto realizaçãoe autonomia, mas também no sentido de inter-relação social. Em que o homem necessita de outros seres humanos para o desenvolvimento de suas potencialidades, em que o ser humano so emerge integralmente na comunidade, não possuindo fora dela uma existência significativa, presente na interdependência individual/ sociedade.
Pressupostos
Na teoria traço e fator estão presentes 5 pressupostos:
1- As potencialidades humanas podem ser diagnosticadas através de mensurações objetivas, tendo como resultado uma descrição objetiva destas potencialidades em que cada pessoa representa um padrão único e organizado de capacidade e potencialidades identificáveis através de testes objetivos, cientificamente construídos.
2- o aconselhamento visa ajudar o individuo a atingir um desenvolvimento ótimo em todos os aspectos de sua personalidade, esse desenvolvimento ótimo não implica apenas na auto realização e na obtenção da autonomia individual, sem levar em consideração as dimensões e padrões sociais. Embora o aconselhamento seja conceituado como um método de liberar os indivíduos de suas limitações e de facilitar seu desenvolvimento não deve representar um instrumento de crescimento pela demolição das barreiras que restringem o desenvolvimento irresponsável em todas as direções, sem considerar o desenvolvimento de outros.
3- é responsabilidade do aconselhador motivar aqueles aconselhados relutantes, cuja necessidade de aconselhamento é de