A PERSONALIDADE NAS VISÕES DE HENRY MURRAY, RAYMOND CATTELL E HANS EYSENCK
7551 palavras
31 páginas
A PERSONOLOGIA DE HENRY MURRAYA teoria desenvolvida das fontes da ciência biológica mostra um respeito considerável pela importância determinante dos fatores biológicos, uma plena apreciação da complexidade individual do organismo humano e um interesse por representar o comportamento de maneira que a investigação controlada seja uma sequencia natural dessas formulações.
O foco de sua teoria está nos indivíduos em toda a sua complexidade.
1. A ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
Sua teoria foi muito influenciada pela teoria psicanalítica, entretanto, se diferencia em alguns aspectos da teoria Freudiana. Reconhecia que a personalidade está em um estado de fluxo.
2. DEFINIÇÕES DE PERSONALIDADE
2.1 A personalidade é um abstração e não somente uma descrição do comportamento do indivíduo;
2.2 A personalidade do indivíduo se refere a uma série de eventos que abrange toda a vida do indivíduo;
2.3 Uma definição da personalidade deve refletir os elementos duradouros e recorrentes do comportamento;
2.4 A personalidade é um agente organizador e governador do indivíduo;
2.5 Ela se localiza no cérebro.
3. PROCEDIMENTOS E SÉRIES
Os dados básicos do psicólogo são os procedimentos que são interações sujeito-objeto ou objeto-sujeito. Os procedimentos externos tem dois aspectos: o subjetivo e o objetivo comportamental, refletindo assim a sua convicção de que o comportamento está inextricavelmente preso a uma dimensão temporal. Logo, a representação do comportamento em termos de séries torna-se necessária quando certos procedimentos estão tão intimamente relacionados que se torna impossível estuda-los separadamente sem destruir eu significado total.
4. PROGRAMAS E PLANOS SERIADOS
Se trata de arranjos ordenados de submetas que se estendem para o futuro, ou seja, é um objetivo que o indivíduo deseja obter e quando este desenvolve uma série de submetas visando alcançar seu objetivo, trata-se de um programa seriado.
De mesma importância