Ensaio como avaliar a produção textual em lingua portuguesa
A avaliação da produção textual é algo que exige bons métodos como: cuidado, preparo e conhecimento da parte do professor, para que não caiam na mesmice de apontar o que é certo ou o que é errado nos textos. Mostraremos no presente ensaio, possibilidades e novos métodos menos tradicionais, que podem e devem ser colocados em prática pelos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio em sala de aula para melhorar o desenvolvimento do aluno em produzir textos e também leva-los a avaliar melhor os textos produzidos pelos mesmos. Antes disso, porém, é conveniente apresentarmos os conceitos de avaliação a luz de alguns (as) autores (as).
Conceitos de avaliação
Quando se trata em avaliar vários conceitos são formulados. Segundo o minidicionário Ediouro de Língua Portuguesa de Sergismundo Ximenes (2000), avaliar significa: “determinar o valor ou a valia de. 2 estimar apreciar.3 calcular computar.” Neste sentido, para a educação, a palavra avaliar traz uma definição tradicional, onde o que prevalece é a quantificação, o valor que se dá a determinada coisa. Definição essa, usada por vários professores segundo Jussara Hoffmann.
A concepção de avaliação que marca a trajetória de alunos e educadores, até então, é a que define essa ação como julgamento de valores resultados alcançados (HOFFAMANN, p.14, 2001).
Em se tratando do processo avaliativo educacional, esse conceito de avaliar não deveria ser aplicado, pois avaliar segundo Hoffaman“envolve valor e valor envolve pessoas, pois avaliar é muito mais que conhecer o aluno, é reconhecê-lo como uma pessoa digna de respeito e de interesse”.
A avaliação é a reflexão transformada em ação. Ação essa que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre sua realidade, e acompanhamento passo a passo, do educando, na sua trajetória de construção do conhecimento. Um processo interativo, através do qual educandos e educadores aprendem sobre si