Teoria Sistêmica
CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Disciplina: FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Professor: Felismino Nascimento
RESUMO: TEORIA SISTÊMICA
Por: Sandro Marcell Padilha Barbosa
Turma: 3002 – SINB
Boa Vista, 11 de Abril de 2012.
O sistemismo busca o entendimento das relações existentes em vários contextos e devido a isso, requer que para que se entenda algo é necessária compreendê-lo em um contexto maior como componente de algo maior e mais complexo.
Origens da teoria sistêmica
Teve seu início com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, que buscava produzir teorias ou conceitos que poderiam criar aplicações na realidade do que foi fornecido pela experiência adquirida e que poderiam ser estudadas se fossem de uma forma geral, porque deste modo estaria englobando todos princípios e suas interdependências.
Conceitos, características e tipos de sistemas
Seria um grupo de elementos combinados, que formando um todo organizado pode obter uma maior resultado ou aproveitamento do que se estes elementos integrantes estivessem a sós. Seriam exemplos a mecânica de um carro, uma linha de montagem, corpo humano e outros. Suas características como o próprio nome já diz, os sistemas são unidades ou elementos combinados em um todo organizado, que tem suas interligações e características em um todo e não no seus elementos em particular. Os elementos integrantes tem os seus objetivos e restrições em comum. Eles são formados da seguinte ordem, primeiro o sistema é formado por subsistemas e vai ser integrado a um supersistema que está ligado ao mercado ou a comunidade. Os sistemas podem operar simultaneamente em sério paralelo. Existem uma grande variedade de sistemas e várias formas de classificá-los como:
Quanto a sua constituição eles podem ser:
Físicos
Abstratos
Os físicos são compor por máquinas e objetos reais;
Os abstratos são compostos por hipóteses, ideias,