clima polar
Neste trabalho iremos falar sobre o clima polar (ou clima glacial), como o próprio nome já diz, é característico das regiões polares, portanto, em altas latitudes. Este tipo de clima abrange toda a Antártida no hemisfério sul e as regiões norte do Alaska, Canadá, Sibéria, Groelândia e boa parte da Islândia, no hemisfério norte as temperaturas nunca ultrapassam os 10˚c.
Devido ás baixas temperaturas não ocorrem evaporação suficiente, para provocar a precipitação e quando estas ocorrem, geralmente é em forma de neve, por isso, as chuvas são raras.
A partir de certa latitude o clima polar é tão rigoroso que nenhuma vegetação é capaz de sobreviver. Predominam as enormes geleiras permanentes (as calotas polares, que devido ao efeito estufa, nem são tão “permanentes” assim).
Clima polar
O clima polar (ou clima glacial) ocorre nas costas eurasianas do Ártico, na Groenlândia, ao norte do Canadá, no Alasca, na Patagônia e na Antártida.
As temperaturas médias são muito baixas e ficam em torno de -30ºC. No verão chegam aos -10 °C e no inverno podem alcançar os -50°C, sendo que na Antártida o inverno é totalmente inóspito com temperaturas que podem chegar a -87°C ou até mais baixas no interior do continente. São regiões de ventos intensos e que ficam cobertas de gelo neve durante todo o ano, com exceção das faixas litorâneas onde uma vegetação de tundra aparece durante o curtíssimo verão. No inverno há dias em que o Sol não nasce, e certos dias no verão ele não se põe.(Sol da meia-noite) Também é um clima que apresenta altas amplitudes térmicas diárias e anuais. baixo, abaixo de 2mm anuais, que se produzem em forma de neve e ocorrem principalmente no verão.
Fauna
Bacalhaus
Baiacus
Baleia azul
Belugas
Cachalotes
Elefante-marinho
Focas
Fulmares-da-antártida (encontrados apenas na Antártida)
Ganso-de-faces-brancas
Krill
Lagópode
Lemingue
Leopardo-das-neves
Peixe-do-gelo
Pinguim (de várias