Teoria sistemica
Quase todas as coisas podem ser vistas como sistemas.Um automóvel é um sistema mecânico de centenas de peças.Uma flor é um sistema botânico,bem como um animal é um sistema zoológico.
Um ser humano é um ssitema fisiológico e psicológico,constituído de células ,órgãos, atitudes, expectativas e muitos outros elementos. Uma empresa de negócios é um sistema sócio-tecnico porque combina organização humana com a tecnologia das maquinas, materiais,processos e assim por diante.
O fato comum a todos os casos mencionados é a interação de elementos .
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos de modo a formar um todo organizado.
Quando alguma coisa,tal como organização, é examinada a partir da perspectiva de sistema,isto significa que atenção especial é dada tanto aos elementos como à interação.
Em outras palavras,nehuma simples parte de uma organização pode ser totalmente compreendida ,se a realação desta com as outras partes não for examinada.
A utilidade principal do ponto de vista de sistemas ,com ênfase em uma visão que considera as interações,interdependências e cadeias de efeitos ,não é o seu valor acadêmico ,mas, antes, sua aplicabilidade ao mundo real.
De todos os proponentes de sistemas , C.West Churchman talvez tenha dado uma das mais lógicas explamções .Churman destaca cinco considerações básicas relativas ao pensamento de sistemas :
1. Os objetivos do sitema total;
2. O ambiente do sistema;
3. Os recursos do sistema;
4. Os componentes do sistema ;
5. A administração do sistema .
Estas cinco considerações básicas não significam estar todas incluídas simultaneamente ,mas apenas ser um guia de comparação com as propriedades básicas dos sistemas consideradas por diversos pensadores sobre o assunto, o que mostra que a maioria destas propriedades está incluida ou implicada na abordagem de Churchman.
1.objetivos _ por objetivos do sitema,churchman quer significar aquelas metas ou fins em