Teoria Politica
Teoria Política
Acadêmicos:
ANDRE LUIZ MARCAL DA SILVA RA 2337304743
JACKSON RIBEIRO VITOR
LUCINEIDE MARIA DE JESUS SILVA
WILIAM DA SILVA RIBEIRO
Trabalho do curso SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA da faculdade Anhanguera – Uniderp, apresentado à Professora Msc. Márcia Aparecida Jacometo e ao Professor Tutor presencial André Brito, da disciplina de Teoria Política.
Faculdade Anhanguera - Uniderp
Brasília – DF- 2012
INTRODUÇÃO
Estado é uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa um território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma Constituição escrita. È dirigido por um governo soberano reconhecido interna e externamente, sendo responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio legítimo do uso da força e da coerção. “Estado Real é pensado da forma como Ele de fato é, ou seja, como incapaz de estabelecer a ordem de modo perfeito, embora consiga evitar e amenizar o caos e a barbárie. Esse Estado estava pautado em força e poder, que juntos produziram a ordem necessária a Ele”. (Maquiavel).
A República (do latim res publica, "coisa pública") é uma forma de governo em que o cargo de chefe de Estado é eletivo e periódico, normalmente é chamado de presidente, é escolhido pelo povo para ser chefe de estado, podendo ou não acumular com o poder Executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre, secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país. Com o declínio da monarquia e ascensão dos interesses burgueses na Europa, os Estados começaram a eleger governantes, tornando a participação popular nas decisões governamentais mais ativas. Países como o Brasil, EUA, França entre outros adotam a República como forma de governo.
DEFINIÇÃO DE ESTADO
Definição do Estado está relacionada com o modo de exercício do poder político em função do território de um dado Estado. A existência (ou não) da repartição regional de poderes autônomos é, pois, o