Teoria Piaget
1. Considerando a importância da teoria piagetiana que apresenta uma explicação para o processo de aquisição do conhecimento, além de tratar do desenvolvimento cognitivo, o grupo deverá apresentar como esta teoria é importante para a compreensão do aluno que aprende.
Piaget relata que a aprendizagem é construída internamente e depende do nível de desenvolvimento alcançado pelo aluno. Segundo ele, é o desenvolvimento que cria as condições para a aprendizagem e isso ocorre por meio da ação do aluno com o meio que está inserida.
Para ele conhecimento é organizar, estruturar e explicar a partir das experiências tais ações. O desenvolvimento ocorre por meio dessas trocas e é estruturado internamente pelo aluno, através do processo de assimilação e acomodação, ou seja, na assimilação o meio é alterado para ser incorporado a partir do que o aluno já conhece e na acomodação é o organismo que sofre alteração. O processo de desenvolvimento depende de fatores internos que são esses processos mentais da maturação e das experiências com o meio, isso se dá pela equilibração que é a organização dessas atividades mentais a partir dos conflitos que temos com o meio. Toda aprendizagem envolve compreensão e assimilação, e esse conhecimento resulta da ação do aluno sobre o objeto. O aluno se motiva e reestrutura seu conhecimento quando ele encontra e se interessa por experiências que conflitam com suas intenções, ou seja, ocorre constantes desequilíbrios e equilíbrios diante de uma nova possibilidade de mudança no meio, provocando a quebra desse equilíbrio. Para Piaget, este processo reequilibrador, que ele chama de equilibração, é o fator preponderante na evolução do desenvolvimento mental na aprendizagem do aluno. O mecanismo de aprender é a sua capacidade de restruturar-se mentalmente em busca de um novo equilíbrio, o ensino deve , portanto, ativar tal mecanismo. Lembrando que para Piaget a aprendizagem do aluno será