Teoria organizacional
3
1- Comunicação Interna nas Organizações.
1.1- Conceito.
A Comunicação Interna são as interações entre os setores das organizações, os processos de trocas, os relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição. Também chamada de Endocomunicação, a Comunicação Interna é responsável de fazer circular as informações, o conhecimento, de forma verticalmente, ou seja, da direção para os níveis subordinados e horizontalmente, entre os empregados de mesmo nível de subordinação.
Tradicionalmente, a comunicação interna tem sido relegada a um segundo plano no planejamento de comunicação das empresas, órgãos ou entidades, certamente porque falta aos empresários e executivos a consciência de que a comunicação, a boa comunicação, sendo transparente, ágil, democrática e participativa é vital para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações.
A Comunicação Interna é uma área muito importante para a organização, pois ela ajuda a fidelizar o colaborador, informando-o sobre a atuação da empresa externa e internamente.
A Comunicação Interna tem uma função importante, é a força da empresa no sentido de fazer circular as informações novas, promover o debate e a interação entre os vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários para os novos desafios.
A comunicação interna tem grande importância para o bom andamento do trabalho nos, mais eles estarão envolvidos com a missão da empresa e, conseqüentemente, a produtividade será cada vez maior. Assim como o aproveitamento do tempo, antes dispensado em conflitos gerados pela falta de informação. 4
4
2 - Falhas na Comunicação Interna nas Empresas pode comprometer o
Resultado Financeiro?
2.1- Falta de Comunicação nas Organizações.
Pesquisas empresariais revelam que 90% dos problemas de uma empresa são provocados por falhas na comunicação e afetam no resultado da empresa.
A comunicação sempre foi um problema a ser trabalhado em grande parte das empresas, pois uma ação