Teoria neoclassica
A teoria neoclássica tem como principais autores Peter F. Drocker, Erneste Dale, Cyril O’Donnell, Morris Hurley e Louis Allen.
Os autores neoclássicos dependem as seguintes características:
1. Ênfase na pratica da administração, onde caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis.
2. Reafirmação dos postulados clássicos, retomam grande parte do material desenvolvido pela teoria clássica redirecionando e reestruturando de acordo com as contingências da época atual, dando uma configuração mais ampla e flexível.
3. Ênfase nos princípios gerais da administração, utilizam os princípios da administração como critérios elásticos para busca de soluções administrativas e não como “leis”.
4. Ênfase nos objetivos e nos resultados, toda organização existe não para si mesma nas para alcançar objetivos e produzir resultados, a organização espera alcançá-los por meio de sua operação eficiente.
5. Ecletismo da teoria neoclássica,embora se baseia na teoria clássica os autores neoclássicos não ecléticos absorvendo conteúdo de outras teorias administrativas mais recentes.
Aspectos administrativos comuns as organizações
Todas as intitulações são organizações e tem uma dimensão administrativa comum, Peter Drucker salienta que a três aspectos principais nas organizações:
1. Quanto aos objetivos, as organizações não vivem para si próprias, são meios, são órgãos sociais, que visam a realização de uma tarefa social, o objetivo da organização está fora dela e é sempre uma contribuição especifica para o individuo e a sociedade.
2. Quanto a administração todas as organizações são diferentes em seus objetivos, em seus propósitos, mas são essencialmente semelhantes na área administrativa, todas elas exigem uma estrutura determinada de um lado pela tarefa e por suas demandas e de outra por princípios de administração genéricos e adequados a lógica da situação.
3. Quanto ao