Teoria Matemática
A teoria matemática aplicada a soluções dos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO). Sendo que a maior aplicação da Teoria Matemática reside na chamada Administração das Operações, utilizada em organizações de serviços envolvendo atividades relacionadas com produtos ou serviços, processos e tecnologia, localização industrial, gerenciamento da qualidade, planejamento e controle de operações.
A partir de casos como o trabalho clássico dos jogos de Neumann e Morgenstern (1947) e de Wald (1954) e Savage (1954) para a teoria estatística da decisão, que surgiu a Teoria Matemática. Como também o estudo do processo decisório por Herbert Simon, onde ressaltaram a importância mais da decisão do que da ação; a existência de decisões programáveis; o computador que proporcionou aplicações de técnicas mais complexas e sofisticadas; a teoria matemática que pretendeu criar uma ciência da administração com bases lógicas e matemáticas. Onde se destaca a Tomada de decisões que ocorre uma verdadeira revolução nas técnicas de tomada de decisão, processos que antes eram realizadas pelo pessoal do escritório agora o computador assumiu este trabalho, como: a análise matemática, a pesquisa operacional, o processamento de dados, a análise de sistemas, a simulação pelo computador e os sistemas de integração do negócio.
Modelos matemáticos na administração procuram simular situações reais na empresa, sejam matemáticos ou comportamentais, que proporcionam decisões sob certeza, decisões sob-riscos e decisões sob incerteza, onde se mantem os problemas bem estruturados. Já o problema não estruturado não pode ser claramente definido pois uma ou mais de suas variáveis é desconhecida ou não pode ser determinada com algum grau de confiança.
A pesquisa operacional (PO),adota o método científico como estrutura para a solução de problemas, onde as variações variam desde as técnicas matemáticas específicas até o método científico, que se ocupa de