TEORIA MATEMÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Temos como finalidade neste texto proporcionar uma visão da influência das técnicas matemáticas sobre a Administração, principalmente sobre o processo decisório, mostrando a aplicação dos modelos matemáticos em Administração, introduzindo os conceitos de pesquisa operacional e suas técnicas.
Palavras Chave: pesquisa, problema, decisão.
INTRODUÇÂO
A Teoria Matemática trouxe enorme contribuição à Administração permitindo solucionar problemas empresariais, por meio da ênfase no processo decisório e racional, através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica. Quando empregada aos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO). Sendo parte da abordagem sistêmica, seus estudos demonstram as técnicas estatísticas e matemáticas
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 CONCEITO TEORIA DA MATEMÁTICA E SUA APLICABILIDADE
“A Teoria Matemática aplicada aos problemas administrativos é mais conhecida como Pesquisa Operacional. Enfatiza o processo decisório e procura tratá-lo de modo lógico e racional, por meio de uma abordagem quantitativa”. (AMBONI e ANDRADE, 2011, p.108).
“Deve ser salientado que a Teoria Matemática não é propriamente uma escola, já que não pode ser definida clara e objetivamente e se apresenta de forma muito genérica, colocando toda a ênfase no processo decisório”. (FARIA, 2002, p.129).
Para Chiavenato (2006, p.73):
A Teoria Matemática, aplicada à solução dos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO). [...]. A Teoria Matemática não é propriamente uma escola - tal como a Teoria Clássica ou Teoria das Relações Humanas - mas uma corrente que localizamos em vários autores que enfatizam o processo decisório e o tratam de modo lógico e racional através de uma abordagem quantitativa, determinística e lógica.
2.2 ORIGENS DA TEORIA DA MATEMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO
Para Faria (2002, p.130) estão na origem da Teoria Matemática:
(1) A Teoria dos Jogos (de Newman e Morgensten), de 1947, com seu estudo